NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 27 de novembro de 2020

 

Entre os meses de julho e outubro, período de estiagem, as queimadas tornam-se um grande problema em todo o país, causando devastação em inúmeras florestas, além de prejuízos à saúde e segurança das comunidades.

Estas queimadas, intencionais ou não, são caraterizadas como criminosas e passiveis de processo criminal e prisão. Na região de Itatiaiuçu, a Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa) intensifica nesta época o trabalho de proteção e preservação ambiental, a partir de contrato firmado com a Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA), em uma parceria da ArcelorMittal e Mineração Usiminas (Musa).  

A iniciativa garante a disponibilização da Brigada de Incêndio, composta por seis profissionais qualificados e devidamente equipados para o combate ao fogo dentro e fora das áreas das mineradoras, abrangendo, inclusive, as Unidades de Conservação Ambiental (UCAs). Durante os quatro meses de contrato, os brigadistas estarão de prontidão, das 7h às 19h, todos os dias. 

O trabalho desenvolvido pela AMDA consiste também na conscientização. Por isso, a equipe realiza ações educativas, em visitas às comunidades próximas às mineradoras, para orientar moradores sobre formas de evitar incêndios. O combate ao fogo na região ocorrerá prioritariamente nas áreas de preservação ambiental da MUSA e da ArcelorMittal e áreas adjacentes, devido ao risco de contágio.