
Santa Luzia , Parque Jardim em Itaúna – Foto arquivo pessoal Netinho Pereira
Tem início nesta sexta-feira, dia 04 e termina dia 13 de dezembro a Festa de Santa Luzia 2020, no bairro Parque Jardim em Itaúna. Este ano em razão da pandemia de Coronavírus, as comemorações serão diferentes.
Além das Celebrações Eucarísticas para homenagear a padroeira da comunidade, neste período também será realizado todos os dias o Delivery Cantina de Santa Luzia.
O Delivery acontecerá nos mesmos dias, das 18h às 21h, com espetinho, canjica, sopa, cachorro quente e tropeiro.
Horário das Celebrações
Segunda a sexta: 19h00
Sábado: 18h00
Domingo: 9h00
Dia 13/12 dia de Santa Luzia: 7h00, 9h00, 15h00 e 18h00.
No dia da padroeira, haverá carreata saindo da porta da igreja, às 10h.
Participação presencial
👉 A participação presencial nas missas dependerá de agendamento, que começará na próxima segunda, dia 30/11, de 9h00 às 11h00, na Loja da Joana – Parque Jardim e pelo telefone 037 9.9946 – 6818.
Cada pessoa poderá marcar para si e para mais duas pessoas e a mesma pessoa não poderá agendar para missas que ocorrerão em horários ou dias próximos.
Essas regras têm por objetivo permitir a participação do maior número de devotos da nossa Padroeira ao longo da Novena e Festa.
Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro
Santa Luzia nasceu no ano de 280, na cidade litorânea de Siracusa, Itália. Seus pais eram nobres e cristãos. A mãe de Luzia era muito doente e sofria de uma forte hemorragia. Após nenhum médico conseguir curá-la, Luzia então, teve a idéia de levar sua mãe a Catânia, cidade onde está o túmulo de Santa Ágata.
Quando sua mãe foi para o tumulo, Santa Ágata apareceu para Luzia e lhe disse: Luzia minha irmã, porque pedes a mim o que você mesma pode conseguir para sua mãe? Tua mãe já foi curada pela tua fé. Então, Luzia disse à mãe: Pela intercessão de S. Ágata, Jesus te curou. Nesse momento sua mãe sentiu que as forças lhe voltavam ao corpo e ficou curada.
Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, que a venera no mês de maio também.