NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 13 de junho de 2019

 Reportagem: Luis Henrique

 

Os valores do pedágio na rodovia Mg-050 próximo a Itaúna, ficam mais caros a partir de hoje. A AB Nascentes das Gerais informou que os novos valores vão ficar em média 5,08% maior que o ano passado, passando dos atuais R$ 5,90 cobrados para automóveis, caminhonetes e furgões, para R$ 6,20. A nota afirma que esse aumento não é somente definido para a praça de pedágio localizada entre os Municípios de Mateus Leme e Itaúna.

O valor da tarifa será repassado também para as praças localizadas no sistema da BR-265, MG-050, e BR-491. Sabe-se que o reajuste sempre segue como base de aumento do IPCA Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.O contrato de concessão, firmado entre a AB Nascentes das Gerais e o Governo de Minas Gerais estipula que as tarifas são reajustadas, anualmente, no dia 13 de junho, com base no IPCA.

 

Os valores completos, você confere na tabela abaixo:

 

O pagamento do pedágio, pode ser feito via manual, com dinheiro. Ou também de forma automático ao instalar um aparelho no interior do veículo, conhecido como sem parar. O dinheiro pago no pedágio é revertido em benefícios para os usuários das rodovias e para a região onde a praça de pedágio está inserida, por meio do desenvolvimento promovido pelos investimentos e infraestrutura e também através do pagamento do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza aos municípios).