NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 28 de novembro de 2020

padre nilo internado

 

 A rádio Santana FM cumpre o doloso dever de informar a toda a população de Itaúna e região que acaba de falecer o líder religioso Padre Nilo Caetano. O Sacerdote faleceu por volta das 21 horas nesta sexta-feira 11/03. As vésperas de completar 87 anos. O corpo será velado na Igreja do bairro Graças.

 

Nos últimos dias e meses

Padre Nilo Caetano Pinto, nascido em 14/03/1930 estava internado no Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna desde o dia 19/02. Segundo informações da Casa Paroquial da Matriz de Santana, o sacerdote estava realizando exames pois dias anteriores ele estava apresentando ligeira falta de ar, presidindo a missa com o auxílio de algum pároco.

 

26 anos de sacerdócio

 

No dia 04 de fevereiro, Nilo completou 26 anos de sacerdócio. O padre, já foi professor de educação física e tem oito filhos. Depois que ficou viúvo decidiu se dedicar a Igreja Católica.

 

Último boletim sobre o estado de saúde de Padre Nilo Caetano da paróquia de Sant’ana divulgado pela Diocese em 29/02/2016, informava que o estado de saúde do padre era delicado e que suas reaçações ao tratamento estava sendo positivas, porém lentas.

 

Relembre a trajetória de vida do Sacerdote que deixa enlutada toda um comunidade religiosa , não só de Itaúna , mas de toda a região.

 

História da Vida

Padre Nilo Caetano

 

Em Dezembro de 2007, Padre Nilo concedeu entrevista exclusiva à Radio Santana FM, relembre sua história e trajetória sacerdotal

 

 

E no “História de Vida” desta sexta feira, 28 de dezembro nosso entrevistado é o professor, patriarca e vigário da Paróquia de Santana, Pe Nilo Caetano Pinto. Pessoa ilustre que se dedicou à missão de evangelizar, conciliando com outra grande missão que é a de pai de família. Pe Nilo é natural da cidade de Caeté e adotou Itaúna como sua terra do coração.

 

Santana FM: Antes do senhor se dedicar à missão de evangelizar o senhor teve outras profissões e constituiu família… Fale pra nós sobre isso?

 

Pe Nilo Caetano: A minha história de vida é muito simples e comum, eu vim pra Itaúna em 1958, para lecionar educação física na Escola Estadual de Itaúna, então Escola Normal, lá lecionei durante 32 anos, depois aposentei e trabalhei com os alunos da escola como diretor, logo em seguida o Colégio Santana também precisava de professor na mesma área e desta forma estive por lá durante 26 anos.

 

Eu vim pra Itaúna já casado, casei em Belo Horizonte na Igreja Sant´Ana, uma coincidência pois é a padroeira de Itaúna

 

Durante 24 anos vivi com a família, depois minha esposa veio a falecer e neste tempo Dom Cristiano, me chamou para servir a Igreja de Cristo, me perguntou se eu desejava me casar novamente, e disse que não iria me casar mais, pois a minha vida com minha esposa foi de muita fidelidade durante todo o tempo, portanto mesmo ela tendo falecido eu iria viver somente com a graça de Deus. Dom Cristiano então me convidou para seguir a missão de evangelizar, e desta forma eu refleti e aceitei.

 

Santana FM: Então o senhor não é de Itaúna, de qual cidade o senhor é?

 

Pe Nilo: Eu nasci em Caeté, vim para a Itaúna a convite do cunhado do Doutor Guaracy, Coronel José Lázaro que é casado com a irmã do Dr. Guaracy, a Eneida, e por amizade que a gente já tinha, ainda quando estudávamos e convivíamos em Belo Horizonte, ele era oficial do CPOF, desta forma nós ficamos nos conhecendo e em virtude disso ele me indicou ao Dr.Guaracy para lecionar na cidade, desta forma eu vim para Itaúna e fui muito bem acolhido. Só tenho agradecimentos a Deus e ao povo de Itaúna.

 

Santana FM: O senhor é patriarca de uma família grande… Fale pra nós sobre a família, filhos e netos?

 

Pe Nilo: Graças à Deus nós tivemos uma convivência muito pacífica e tranqüila, sobre tudo em oração e na graça de Deus, minha esposa foi prima da Tereza do João Lima, os pais são irmãos. Nós tivemos oito filhos agraciados por Deus, todos estão bem hoje, todos eles têm curso superior e trabalham. E eles participam da Igreja, são oito filhos e doze netos, alguns trabalham em Itaúna também na área do ensino e educação física e outros trabalham e outras cidades. No então é uma família que podemos dizer que é unida e de paz.

 

Santana FM: Sobre a iniciativa de evangelizar como que partiu e quando foi?

 

Pe Nilo: Nós sempre ajudamos na Igreja da Piedade e na comunidade Sagrada Família do Bairro Cerqueira Lima, pois nós sempre moramos naquela Paróquia e ajudávamos na época que o Pároco era o Pe Giovani, eu e meus filhos fomos ministros da eucaristia, da palavra, depois ministro do batismo e testemunho qualificado do matrimônio. Desta forma nós tínhamos entre as atividades, a pastoral da família. Nós procuramos participar sempre e quando fiquei viúvo, Dom Cristiano me chamou para o sacerdócio. E nós estamos ai servindo a Igreja de Deus e fazendo com que as pessoas conheçam cada vez melhor o evangelho, que é fonte de vida,paz, verdade e gratidão.

 

Santana FM: A principal contribuição que o senhor pode dar a nossa cidade?

 

Pe Nilo: Afinal de contas não é totalmente contribuição, Deus é que realiza tudo na vida da gente. São Paulo diz: “Nós somos fracos, incapazes, mas Jesus é poderoso e valente e realiza tudo em todos.” Então a contribuição é no sentido de fortalecer a fé de muitos e ter a compreensão da necessidade do estudo e do trabalho de todos na fé, e procurar conhecer mais a escritura sagrada, e nós seres humanos fomos criados à imagem e semelhança do Deus criador, pai eterno e fomos criados para louvar e agradecer os dons que Deus todo poderoso nos deu, capacidade de vida, trabalho, honestidade, sinceridade, solidariedade fraterna. A gente deve praticar isso sempre.

 

Nós já ajudávamos quando fizemos parte da sociedade São Vicente de Paulo, que tive que afastar por causa dos compromissos da Igreja mas na medida do possível, procuramos atender os irmãos carentes.

 

Santana FM: O que representa na cidade, Itaúna para o senhor, Pe. Nilo ?

 

Pe Nilo: Itaúna é tudo para mim. Foi uma cidade que me acolheu aqui pude ser muito feliz, e ter meus filhos e criá-los com muita tranqüilidade e dedicação. Itaúna hoje é a minha cidade do coração, a qual eu amo muito e pretendo aqui viver e nunca sair, pois é uma terra de pessoas humildes e cristãs, povo religioso que é movido pela fé e desta forma constroe sua vida com sucesso e dedicação. Eu amo Itaúna como se fosse minha cidade natal.

 

Currículo

Pe Nilo Caetano, nascido no dia 14/03/1924 tem oito filhos e 12 netos de uma família constituída com Cecena Inês Guimarães Pinto (Cecena), os filhos são Liliane Guimarães, Carlos Eduardo Guimarães, Rogério Augusto Guimarães, Adriano José, Gislaine Guimarães, Cristiane Guimarães, Tatiane Guimarães e Letícia Guimarães. Pe Nilo veio da cidade de Caeté na região da Grande BH e em Itaúna constituiu uma grande família.

 

Padre Nilo Caetano é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e é formado ainda em Direito sem nunca ter exercido a profissão, o vigário da Paróquia de Sant´Ana é nascido em 14 de marco de 1930.

 

Trabalhou em varias escolas da cidade de Itaúna desde que chegou em 1958 na Escola Estadual de Itaúna e lecionou durante 32 anos após se aposentar, trabalhou na direção da escola, já no Colégio Santana selecionei durante 26 anos aulas de Educação Física.