NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 22 de outubro de 2019

Um morador da cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi diagnosticado com malária. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o homem trabalha em uma mineradora no Amapá, onde passa 20 dias por mês, e pode ter contraído a doença no estado do Norte.

O caso aconteceu no fim de setembro. Conforme a Prefeitura de Nova Lima, o homem chegou a ficar internado, mas se recuperou e recebeu alta no dia 27 de setembro.

A administração municipal afirma que como providência imediata foi realizada a investigação epidemiológica e uma visita domiciliar para rastreamento dos locais frequentados pelo infectado. Também foi distribuído repelentes às pessoas que entraram em contato com o doente. Vale destacar que a malária não é contagiosa.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a malária. Pessoas que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma no caso de uma nova infecção. A doença não é contagiosa.

Os principais sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica, em dias intercalados. Muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.