NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 21 de abril de 2021

Foto Divulgação SRE Divinópolis

 

Após uma reunião realizada nesta quinta-feira, 04/02, a Prefeitura de Divinópolis definiu pela deliberação do funcionamento presencial das escolas públicas e privadas do município nas ondas Amarela e Verde do programa “Minas Consciente”. Para que isso ocorra, todos os protocolos sanitários exigidos devem ser, efetivamente, adotados para garantir a segurança de todos os envolvidos.

As aulas estavam sendo oferecidas pela internet desde o ano passado, quando teve início a pandemia. Segundo a Prefeitura, a decisão de retorno presencial está respaldada juridicamente e destaca que é fundamental que as escolas tenham rigor no cumprimento das normas sanitárias contra a Covid-19.

 

Medidas a serem seguidas

Para o funcionamento das escolas foi estabelecido que a direção das unidades deve se atentar à adoção de sistema híbrido, ofertando a opção presencial e on-line, em que os pais dos alunos podem escolher pela presença física ou aulas pela internet. Além disso, o Executivo estabeleceu que deve haver também:

  • Garantia do sistema de aula virtual para alunos considerados em grupo de risco e que, assim, tenham que ser necessariamente preservados de forma efetiva e especificamente;
  • Observância de todos os protocolos sanitários que forem apresentados pela Vigilância Sanitária do Município de Divinópolis, assim como aqueles contidos no “Minas Consciente”;
  • Que os protocolos sanitários a serem fixados no âmbito do Município não sejam menos rigorosos que aqueles contidos na Deliberação nº 89/2020, do Comitê Extraordinário Covid-19;
  • Que seja efetivamente exigido das unidades escolares a garantia de adoção das seguintes medidas: fornecimento de máscaras e EPI’s para os colaboradores; dever de não permitir o ingresso na unidade escolar se o aluno não estiver usando máscara de proteção facial; aplicação de questionário diário sobre sinais e sintomas para entrada de alunos e colaboradores, inclusive, com medição de temperatura;
  • A obrigatoriedade de prévia inspeção, em cada unidade escolar, pela Vigilância Sanitária, com emissão de aval técnico e individualizado para o funcionamento.

 

Escolas particulares

Três escolas particulares de Divinópolis retomaram as aulas presenciais na última terça-feira, 03/02; outras três unidades comunicaram a previsão de retorno para os próximos dias, após uma vistoria da Vigilância em Saúde. Desde novembro as escolas estão autorizadas a funcionar, seguindo os protocolos de segurança.

Na cidade, voltaram a receber alunos na terça as escolas Arco-íris, Criançarte e a Tindolelê, com colônia de férias. Para os próximos dias comunicaram retorno as escolas Cecri, Aconchego e Roberto Carneiro.

De acordo com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), o retorno autorizado em novembro do ano passado foi opcional, tanto para as escolas, quanto para os alunos.

Das 52 escolas da rede privada no município, cerca de 30 vão retomar as atividades de forma escalonada, obedecendo os protocolos definidos pelo decreto municipal, que segue as regras do “Minas Conscientes”. Para isso, as escolas readequaram os espaços e receberam vistoria da Vigilância em Saúde.

 

Retorno

Na escola Arco-íris, o ensino híbrido vai ser mantido, mas na última terça-feira, 03/02, cerca de 100 alunos já retornam de forma presencial. Segundo a escola, os alunos da educação infantil retornaram na integralidade de forma presencial, isso porque na instituição há turmas pequenas, de cerca de 14 alunos, em salas maiores.

Na unidade, os alunos do ensino fundamental vão revezar. Uma turma vai segunda, quarta e sexta e na semana seguinte essa ordem é invertida. Enquanto metade faz a aula presencial, a outra metade faz as aulas pela internet. No entanto, os pais podem optar pelas aulas somente pela internet.

Na escola Tindolelê, teve início também na terça, uma colônia de férias presencial para crianças a partir de 1 ano de idade.

Segundo a unidade, já está tudo adaptado para o retorno presencial na semana que vem, já que ano letivo desta escola começa na segunda, 08/02.

 

Por G1