NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 23 de novembro de 2020

 

Foto Reprodução Internet

Nesta terça-feira (22), o dia e a noite terão o mesmo tempo de duração. Esta é uma das principais características do equinócio de primavera, fenômeno astronômico que marca a mudança das estações: da mais gelada para a mais florida do ano.

Ainda, segundo Puchalski, na medida em que os dias passam, após o equinócio de primavera, o hemisfério Sul passa a receber mais energia do sol, o que muda as condições meteorológicas, como maior amplitude térmica – frio pela manhã e calor pela tarde e aumento de chuvas, especialmente aos fins de tarde.

 

Depois de mais de 90 dias sem chuvas significativas, uma frente fria deve fazer com que as primeiras pancadas de chuva da primavera sejam registradas durante esta semana no Centro-Oeste de Minas Gerais.

Segundo Ruibran dos Reis, climatologista do Climatempo, a previsão é de chuvas a qualquer hora do dia até quarta-feira (23).

Depois de mais de 20 dias com predominância da massa de ar quente e seco, a frente fria consegue furar o bloqueio”, conta Reis.

Algumas cidades tiveram chuvas fracas durante a noite de domingo (20), com a chegada da frente fria. No entanto, são as precipitações dos próximos dias que devem causar elevação na umidade relativa do ar da região, que fica entre 40% e 75%.

As pancadas influenciam nas temperaturas da região, que são amenas durante o fim do inverno. As máximas devem variar entre 30º C e 32º C. Nas mínimas, os termômetros marcam entre 13º C e 16º C.

Apesar das chuvas nos primeiros dias da estação, Ruibran dos Reis afirmou que a primavera deverá manter o tempo seco na região. Segundo ele, a previsão é de “chuvas abaixo da média em quase todas as regiões de Minas”. Além disso, o tempo deve ser mais quente que o normal. O climatologista conta que a expectativa é de temperaturas entre três a quatro graus acima da média história.

Confira a previsão em algumas cidades

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Divinópolis 13 ºC 31 ºC
Bom Despacho 15 ºC 31 ºC
Itaúna 14 ºC 30 ºC
Pompéu 16 ºC 32 ºC
Nova Serrana 15 ºC 30 ºC
Pará de Minas 14 ºC 30 ºC

 

Equinócio

A palavra equinócio tem origem no latim e significa “noites iguais”. O fenômeno astronômico ocorre duas vezes por ano, quando o movimento da terra faz com que o sol se alinhe com o Equador.

Entre os dias 20 e 21 de março, marca a chegada do outono no hemisfério Sul. Entre os dias 22 e 23 de setembro, a chegada da primavera. A data não muda porque tem a posição do Sol como referência.

Na astrologia

Para a astrologia, é considerado um período sagrado em termos espirituais, porque ele representa o equilíbrio e a singularidade, o que faz lembrar sobre a importância de equilíbrio na vida, da luz e da sombra. A chegada da primavera, também na astrologia, simboliza uma mudança de energia: o despertar da vida.

 

Com G1