NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 2 de dezembro de 2020

Uma massa de ar quente ganha força em Minas Gerais no primeiro fim de semana de outubro e as temperaturas podem chegar aos 39ºC no Centro-Oeste de Minas Gerais.

 

De acordo com Ruibran dos Reis, climatologista do Climatempo, a previsão para os próximos dias é de tempo seco e ensolarado.

 

“A alta pressão que está atuando na região Sudeste tem ar descendente, o que dificulta a formação de nuvens e bloqueia a chegada de frente frias”, explicou Ruibran.

 

O climatologista disse que uma frente fria está se aproximando da região, vinda do sul do Brasil, mas que essa aproximação acaba intensificando a massa de ar quente nos próximos dias.

 

A temperatura máxima varia entre 37ºC e 39ºC no Centro-Oeste, sendo o maior índice atingido por Pompéu, neste sábado (3). Nas mínimas, o termômetro deve mostrar entre 17ºC e 20ºC.

 

Confira a previsão em algumas cidades

 

Fonte: Inmet

 

 

Tempo seco

 

A umidade relativa do ar fica em estado de alerta na região durante esta semana, com mínima de 15% e máxima em 60%.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal recomendado de umidade é entre 60% e 80%, a situação se torna preocupante quando o índice está abaixo dos 30%.

 

Por isso, é importante que a população siga algumas recomendações para a segurança e saúde de todos:

 

  • Ingerir bastante líquidos;
  • Evitar a realização de atividades físicas enquanto expostos ao sol, especialmente ao final da manhã e início da tarde;
  • Permanecer em locais arborizados e protegidos da luz solar;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Uso de protetor solar, bonés, chapéus e guarda-sol

 

Por: G1