NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 16 de julho de 2019

Reporter: Luis Henrique / Foto: Internet

 

Uma empresa de investimentos no modelo de pirâmide, que promete enriquecimento rápido através de investimentos, tem gerado preocupações nos órgãos públicos da região de Itaúna.

A empresa prometia lucros altíssimos sobre investimento, que poderiam chegar até mesmo a 3% ao dia, enquanto os juros básicos do país, estão em cerca de 6,5% ao Ano, o que daria 0,02% ao dia.

Além disto, a empresa oferecia também uma participação na indicação de novos sócios, ou seja, um lucro a mais caso a vítima indicasse outra pessoa, constituindo assim um modelo de pirâmide básica.

Segundo um ouvinte da Rádio Santana FM, duas de suas funcionárias foram atraídas para esse esquema sob promessas de enriquecimento rápido e fácil. De acordo com ele juntas as duas mulheres chegaram de perder mais de R$7 mil.

Ao ser procurado, o Procon de Itaúna, relatou que embora não existam reclamações em aberto no órgão contra a empresa, no Site da internet “Reclame Aqui”, já existem mais de 2.500 reclamações registradas contra a marca que promete enriquecimento rápido.

Ainda de acordo com o Procon, entrar em grupos ou investimentos no modelo de pirâmide constitui CRIME contra a ordem financeira popular, nos termos do artigo 2º, inciso IX da Lei 1.521/51, com pena de 06 meses a 02 anos de prisão.

A recomendação por parte do órgão, é que caso alguém se sinta lesado por tal empresa, deve procurar a polícia, registrar um boletim de ocorrência, e entrar com um processo judicial.

Outra recomendação do órgão, é ficar bem atento quando for contratar algum tipo de serviço de investimento, devendo sempre que possível consultar antes de realizar o ato, todos os dados da empresa, como nome, CNPJ, endereço físico, e telefone fixo. Além de é claro, verificar se a empresa possui algum processo judicial, ou reclamações nos órgãos públicos.