Procon alerta para golpe do empréstimo em Itaúna

17/09/2020 | Itaúna

 

Foto Reprodução Internet

 

Devido à pandemia do CORONAVÍRUS, o PROCON registrou um aumento significativo nos golpes praticados pela internet, em especial, pelas redes sociais, como Whatsapp, Facebook, Instagram, dentre outros.

Os mais comuns registrados são o GOLPE DO EMPRÉSTIMO e a compra de PRODUTOS QUE NÃO SÃO ENTREGUES.

Somente em 2020, os consumidores de Itaúna/MG tiveram prejuízos que, somados, ultrapassam R$55.000,00 (cinquenta e cinco mil reais).

O GOLPE que mais preocupa o Órgão é o GOLPE DO EMPRÉSTIMO.

Esse tipo de golpe aproveita de uma fragilidade financeira do consumidor e causa grandes prejuízos, onde somente uma das vítimas, chegou a perder mais de R$9.000,00 (nove mil reais).

A dinâmica do golpe é simples, onde o consumidor busca uma empresa na internet que faça empréstimos, faz um cadastro em um dos sites e em seguida recebe um contato via whatsapp falando que o empréstimo foi aprovado. Registra-se que até um contrato falso é celebrado, onde, após todo o procedimento, a empresa não libera a quantia solicitada e fica solicitando DEPÓSITOS ou PAGAMENTOS DE BOLETOS prévios para que o empréstimo seja liberado. Na maioria das vezes a empresa fala que esses depósitos são para pagar impostos, taxas, avalistas e seguros, para tentar convencer o consumidor. Após o primeiro depósito, o dinheiro não é liberado e a empresa continua solicitando mais pagamentos, inclusive com ameaças, onde o consumidor, com medo de perder o dinheiro depositado, continua depositando.

IMPORTANTE: A faixa etária vítima desse golpe é de 19 a 45 anos, onde os estelionatários buscam consumidores que estão com uma vida financeira ativa e que, principalmente, estejam com o nome negativados, pois assim, não conseguiriam empréstimos nos bancos e instituições financeiras de suas cidades. Na maioria das vezes os depósitos são feitos em contas poupanças de pessoas físicas ou boletos de empresas digitais como Mercado Pago, PagSeguro, dentre outros.

ALERTA: O PROCON alerta que nenhum BANCO ou FINANCEIRA solicitam depósitos prévios ou pagamentos de boletos antecipados para a liberação de empréstimos, onde, caso isso aconteça com você, denuncie no Órgão ou comunique as autoridades policiais registrando um boletim de ocorrências, pois, tal fato é considerado CRIME.

“A maneira mais fácil de evitar golpes na internet é o consumidor desconfiar de tudo que sai fora da normalidade, como produtos muito baratos, empréstimos com condições facilitadas e sem análise de crédito, pesquisar confiabilidade das empresas através de sites de opiniões de consumidores, como o RECLAME AQUI e, o mais importante, evitar empresas desconhecidas e redobrar os cuidados com lojas que vendem somente através de redes sociais (whatsapp, facebook e instagram), não são todas, mas é a maneira mais fácil de pessoas mal intencionadas venderem pela internet.”

Na dúvida, procure o PROCON antes de efetuar a compra ou contratar o serviço.

Procon Municipal de Itaúna
(37) 3241-2202 e 3241-3166
Rua Péricles Gomide, nº 166 – Centro
[email protected]
www.consumidor.gov.br

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