NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 1 de dezembro de 2020

 

O PROCON MUNICIPAL DE ITAÚNA, recebeu denúncias sobre o uso de ETANOL (combustível de veículos), por comerciantes da cidade para combater o Coronavírus, tanto para aplicar nas mãos, quanto para higienizar bancadas e equipamentos.

Além do Etanol não ser indicado para combater a COVID-19, o combustível é altamente inflamável, causando risco a saúde dos consumidores e funcionários, bem como, possui substâncias cancerígenas e altamente nocivas à saúde.

O correto é utilizar o Álcool 70%, vendido em supermercados, farmácias e demais estabelecimentos do gênero.

Essa prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, além de ser considerada CRIME, conforme artigos 63 e 66 do referido Diploma Legal.

O Coordenador do Procon Erik Machado falou sobre o ocorrido:

 

 

O estabelecimento que for identificado fazendo uso do ETANOL para combater o coronavírus, poderá ser multado, interditado, além de ter os responsáveis conduzidos pelas autoridades policiais.

“As vezes algumas pessoas fazem uso do Etanol por ser mais barato que o álcool 70%, porém, tal atitude pode causar grandes prejuízos à saúde dos consumidores e funcionários dos estabelecimentos comerciais. Apesar de um pouco mais caro, após pesquisas realizadas pelo PROCON, o Órgão encontrou o álcool 70%, nos estabelecimentos da cidade, com o valor mínimo de R$4,98 -500 ml, sendo esse, um preço razoável para o produto, não fazendo sentido utilizar o etanol, além de não ser indicado para combater o COVID-19.” Erik Machado.

Pedimos a todos os consumidores que, ao perceberem que o álcool 70% fornecido pelos estabelecimentos estejam com o cheiro, cor ou com características diferentes das normais, que denunciem no PROCON ou na Vigilância Sanitária, para que possa ser verificada a procedência da irregularidade e tomadas as medidas necessárias para preservar a saúde de todos.

 

Procon Municipal de Itaúna
Rua Péricles Gomide, nº 166 – Centro – Itaúna/MG
Telefones (37) 3241-2202 e 3241-3166
Email: procon@itauna.mg.gov.br