Itaúna: Projeto abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

11/04/2022 | Centro-Oeste

A inscrição deve ser feita até 25 de abril pelo site do Trilhas de Futuro – Foto Divulgação

 

 

A segunda edição do projeto Trilhas de Futuro está com inscrições abertas e oferece mais de 4.700 vagas para cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio e jovens que já concluíram essa etapa de ensino no Centro-Oeste de Minas.

 

Na região, as oportunidades são para as seguintes cidades: Abaeté, Arcos, Bambuí, Cláudio, Divinópolis, Itaúna, Lagoa da Prata, Nova Serrana, Pará de Minas, Pompéu e Santo Antônio do Monte.

 

Os cursos são realizados em instituições de ensino credenciadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e mais de 40 mil vagas em diversas formações profissionais são ofertadas no estado.

 

A inscrição deve ser feita até 25 de abril pelo site do Trilhas de Futuro, uma iniciativa do Governo de Minas.

 

Itaúna Senai Técnico em Eletromecânica 18 80 Noite Rua Lilia Antunes, 99 – Nogueira Machado
Itaúna Senai Técnico em Fundição 20 39 Manhã Rua Lilia Antunes, 99 – Nogueira Machado
Itaúna Senai Técnico em Fundição 20 39 Noite Rua Lilia Antunes, 99 – Nogueira Machado
Itaúna Senai Técnico em Administração 16 39 Noite Rua Lilia Antunes, 99 – Nogueira Machado
Itaúna Senai Técnico em Segurança do Trabalho 18 36 Manhã Rua Lilia Antunes, 99 – Nogueira Machado – 35680270
Itaúna Senai Técnico em Segurança do Trabalho 18 36 Tarde Rua Lilia Antunes, 99 – Nogueira Machado

 

Critérios

 

Segundo o governo estadual, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio, ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino, podem se inscrever para os cursos.

 

“Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes, mas é importante o candidato ter conhecimento dos critérios e ordem de prioridade e desempate na seleção das vagas”, completou o Estado.

Ordem de prioridade

 

Após o período de inscrições, a seleção dos candidatos será realizada de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições e cursos prioritários indicados pelos candidatos, sempre respeitando a seguinte ordem de prioridade:

  • Estudantes que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública estadual;
  • Estudantes que estejam cursando o segundo ano do ensino médio na rede pública estadual;
  • Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino médio na rede pública estadual;
  • Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede pública federal ou municipal;
  • Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino médio na rede pública federal ou municipal;
  • Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede particular;
  • Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino médio na rede particular;
  • Egressos do ensino médio, oriundos de qualquer rede.

Inscrição e matrícula

 

Para se inscrever no site, é preciso apresentar as seguintes informações: nome completo; data de nascimento; endereço completo, Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato, nome da mãe/pai ou responsável legal e escolaridade, entre outros. O interessado poderá indicar até três cursos de interesse e informar o turno de preferência e a instituição (conforme a tabela acima).

 

Em caso de seleção, o candidato deverá realizar a matrícula junto à instituição de ensino entre os dias 27 de abril e 6 de maio. Ainda no mês de maio, entre 12 e 26, haverá a chamada para vagas residuais. A previsão de início das aulas é em 25 de julho.

 

A matrícula do estudante no Trilhas de Futuro deverá ser realizada, presencialmente, na instituição credenciada para a qual foi encaminhado e no período previsto. Cada candidato poderá se matricular em apenas um curso técnico.

 

Além da formação técnica gratuita, o programa oferece uma ajuda de custo de R$ 18 ao dia para despesas com alimentação ou transporte. Durante o período de inscrição, o candidato que não tiver acesso aos recursos digitais poderá procurar uma escola estadual do município para realizar o cadastro.

 

Trilhas de Futuro

 

A primeira edição do Trilhas de Futuro foi lançada no ano passado e disponibilizou 75 mil vagas em 110 municípios mineiros, com mais de 50 opções de cursos técnicos, em um investimento governamental de R$ 1 bilhão. Foram mais de 71 mil alunos matriculados.

 

Para este ano, os cursos oferecidos são: formação técnica em Enfermagem, Radiologia, Análises Clínicas, Estética, Farmácia, Recursos Humanos, Contabilidade, Meio Ambiente, Agropecuária, Mineração, Logística, Administração, Informática, Eletromecânica, Mecânica, Automação Industrial, Edificações, Metalurgia, Soldagem, Design de Interiores, Moda, Produção de Áudio e Vídeo, Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais, Panificação, Química, Biocombustíveis, Marketing, Saúde Bucal, Tradução e Interpretação de Libras, entre outros.

 

Pelo menos 70% das vagas contratadas devem ser destinadas aos estudantes do ensino médio regularmente matriculados na rede pública estadual, sendo as demais vagas distribuídas para os jovens matriculados em outras redes públicas, em redes privadas e, em seguida, para os jovens egressos do ensino médio.

 

 

 

Veja também