Protejam nossas crianças: campanha contra pedofilia lançada nesta semana

20/04/2018 | Centro-Oeste, Destaque, Grande BH, Itaúna, Minas Gerais

Imagem: Divulgação/O tema deste ano é “A lembrança de um sorriso roubado pode durar para sempre”.

Gabriela Santos*

Na internet, os pedófilos não se preocupam mais em esconder o rosto. Nas redes sociais de celebridades teens, como a cantora Melody, de 11 anos, e da atriz Maísa Silva, de 15, por exemplo, é fácil encontrar comentários com conteúdo de pedofilia ou teor sexual. E é justamente para combater esse tipo de crime, seja no âmbito virtual ou fora das redes, que a campanha “Todos Contra a Pedofilia” completa 10 anos em Divinópolis. O tema deste ano é “A lembrança de um sorriso roubado pode durar para sempre”.

O lançamento da campanha nesta semana em Divinópolis reuniu diversas autoridades ligadas à segurança pública e colaboradores do movimento. A organização entregou certificados aos apoiadores como forma de agradecimento por todos esses anos. Neste ano, o projeto contou ainda com a gravação de um programa na TV Pitágoras, com participação dos alunos de Jornalismo da instituição. O Promotor da Vara da Infância e da Juventude, Carlos José Fortes, é um dos principais idealizadores da campanha e juntamente com médico e psicólogo, falou sobre o tema que apesar de ser delicado, não deve ser evitado. Casé, como é conhecido, ressaltou que não devemos ter medo algum ao denunciar, já que pedófilos são covardes. Eles só são “corajosos” quando se trata de crianças.

De acordo com especialistas, o pedófilo é astuto em seduzir os pequenos, utilizando-se de estratégias como, ao telefone, usar voz mais infantil, criar perfis em redes sociais como crianças para convencer a marcar encontros, ou ainda oferecer presentes em troca de fotos sensuais e, por meio delas, fazer chantagens para que o caso não chegue ao fim com uma denúncia.

Segundo a Organização Mundial de saúde, uma de cada cinco meninas e um de cada treze meninos são vítimas de abuso sexual. E, dados do Ministério dos Direitos Humanos revelam que em 2016, o Disque 100 recebeu 15.707 denúncias. No primeiro semestre do ano passado foram nove mil, sendo que 57{4f38b4b7d8b4b299132941acfb1d57d271347fbd28c4ac4a2917fcb5fee07f0b} das vítimas que chegam ao hospital tem de 0 a 14 anos de idade. De acordo com a delegada Gorete Rios, os pais ou responsáveis devem ficar atentos aos sinais que as crianças apresentam, já que o comportamento muda completamente.

Em Divinópolis, de 2010 até agora, foram registrados 147 casos de pedofilia. A estimativa a nível nacional é que menos de 10{4f38b4b7d8b4b299132941acfb1d57d271347fbd28c4ac4a2917fcb5fee07f0b} dos casos são relatados às autoridades. Para o delegado regional da Polícia Civil, é imprescindível denunciar esse tipo de crime para que os responsáveis sejam punidos. A denúncia pode ser feita anonimamente.

A caminhada que marca a campanha será realizada em 18 de maio. A concentração será a partir de 8 da manhã, com saída da praça da catedral às 9h. O trajeto vai seguir pela Avenida Primeiro de Junho até a praça do santuário.

O site Todos Contra Pedofilia é alimentado diariamente com notícias do Brasil e do mundo envolvendo especificamente esta pauta. A Campanha Todos Contra a Pedofilia vem ganhando cada vez mais adeptos no país. Este crime hediondo tem que ser combatido com rigor e permanentemente. Você pode denunciar ligando para 100 ou 181.

*Estagiária sob supervisão de Paloma Guimarães.

Veja também