NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 20 de abril de 2021

 

O local abriga 46 internos e 36 testaram positivo para a Covid – Hospital Manoel Gonçalves – Foto reprodução

 

 

O Crasi – Lar dos Idosos em Itaúna informou, nesta segunda-feira 25/01, que quatro idosos seguem internados para tratamento da Covid-19 no Hospital Manoel Gonçalves. Ainda segundo a unidade, 36 idosos testaram positivos para a doença e estão estáveis, em observação no próprio asilo.

O Crasi disse ainda que está em contato com os familiares e parentes dos idosos, prestando todas as informações. As idades e os sexos não foram divulgados. No último sábado (23), a Prefeitura havia informado que 12 idosos estavam internados, diferente do que aponta o abrigo, e a informação foi atualizada nesta segunda-feira.

O local abriga 46 internos e 36 testaram positivo para a Covid-19, cinco testaram negativo e não apresentaram sintomas e um que apresentou sintomas também testou negativo, conforme o Crasi. Os demais, quatro idosos, seguem internados. O estado de saúde deles não foi informado pela unidade.

 

Em relação a vacina

 

Em relação à vacinação, que começou na quarta (20/1) em Itaúna, a prefeitura informou que nesta segunda-feira, iria ao Lar para vacinar as pessoas que testaram negativo para a doença, e que não estiverem com sintomas de síndrome gripal.; os funcionários também serão imunizados.

O primeiro óbito no Lar dos Idosos foi confirmado na quinta-feira (21/1), uma senhora de 73 anos.

Não se tem informação de quando os primeiros casos foram identificados. Uma nota emitida pela instituição informa que os sintomas foram detectados no dia 13 de janeiro, mas omite o número de residentes infectados. Ao ser contatado, o Crasi apenas enviou o comunicado, que dá a entender que apenas cinco idosos foram contaminados, e não emitiu nenhuma outra informação.

 

Casos positivos no Crasi

Além dos 36 idosos de um universo de 46 internos terem sido infectados pelo coronavírus, sete funcionários também testaram positivo para a doença; todos seguem em isolamento domiciliar.

Itaúna recebeu 1.900 doses da vacina contra a Covid-19 para o grupo prioritário, que inclui os profissionais de saúde e os idosos institucionalizados. Contudo, não foram vacinados porque já haviam entre eles pessoas contaminadas quando as vacinas chegaram.

 

 

Comercio fechado

 

Desde sábado 23/01, o município de Itaúna está na Onda Vermelha do “Minas Consciente”, que é a etapa mais restritiva do programa estadual. O prefeito Neider Moreira disse que levou em consideração a decisão de voltar para a esta etapa, fatores como os casos registrados no asilo e a ocupação de leitos para tratamento da doença.

 

 

Comerciantes pedem reabertura

Comerciantes fazem homenagem as vítimas da Covid e pedem reabertura do comercio – Foto reprodução

 

Nesta segunda-feira 25/01, vestindo roupa preta e usando balões pretos, comerciantes realizaram por volta das 11h, na Praça Dr. Augusto Gonçalves, manifestação em homenagem as vítimas da Covid-19 em Itaúna.

Além disso eles também fizeram um buzinaço por uma solução imediata, pedindo a reabertura das lojas.

Todos devidamente seguindo os protocolos de segurança, álcool em gel, distanciamento e uso de máscara, promoveram uma grande corrente que abraçou a Praça Dr. Augusto Gonçalves em Itaúna.

Posteriormente, se reuniram em frente a Igreja Matriz de Sant’Ana para uma grande oração do Pai Nosso em homenagem às vítimas e familiares.

Os lojistas junto às entidades apresentaram todas as ações que foram desenvolvidas pela classe desde o início, além propor soluções para que o comércio volte a funcionar.

 

Casos de Covid: Semana começa com 100 registros positivos em Itaúna