Receita Federal alerta sobre novo golpe envolvendo restituição

9/05/2022 | Brasil

 

O prazo para enviar o documento sem multa termina em 31 de maio – Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

 

Aproveitando-se do interesse público sobre a restituição de Imposto de Renda Pessoa Física, golpistas estão utilizando informações sobre o tema em tentativas de golpes.

 

O alerta foi feito pela Receita Federal, que ressalta que os alertas verdadeiros, enviados pelo órgão por e-mail ou mensagem, não possuem links de acesso.

 

De acordo com a Receita Federal, todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br ou por certificado digital.

 

Saiba como abrir uma conta gov.br

 

Confira, abaixo, um exemplo de mensagem fraudulenta enviadas por golpistas para algumas pessoas. Nela, é utilizada cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além de menção à conta gov.br, na tentativa de dar uma impressão enganosa de autenticidade ao conteúdo.

 

Ainda é possível conferir a informação de dados para recebimento da restituição via PIX, e links falsos para visualização do comprovante.

 

Em outro exemplo de comunicação fraudulenta, os golpistas colocaram como assunto “Saque Imediato” , e usam termos técnicos como “PER/DCOMP” e tentam dar uma falsa impressão de autenticidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas, disponibilizando por fim um link malicioso “Baixar Chave de Acesso” para lesar os contribuintes.

 

Imposto de renda

 

A Receita Federal já recebeu mais de 19 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022. Até às 11h da última quarta-feira (4) foram 19.024.025 documentos entregues.

 

Ao todo, o fisco espera receber 34,1 milhões de declarações este ano. O prazo para enviar o documento sem multa termina em 31 de maio.

 

De acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes de restituição neste ano, nos dias:

31 de maio;
30 de junho;
29 de julho;
31 de agosto; e
30 de setembro.

 

 

 

Veja também