NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 20 de abril de 2021

 

 

 

Uma boa noticia foi dada aos comerciantes e a população de Itaúna: já nesta sexta, 29/01, os estabelecimentos não essenciais podem abrir novamente, no dia que completaria uma semana do fechamento.

 

A reabertura acontece por dois motivos: Com a reformulação do Plano “Minas Consciente” do Governo de Minas Gerais nesta quarta-feira, 27, a Macroregião Oeste (Centro-Oeste), e a Microregião de Itaúna que também inclui as cidades de (Itatiaiuçu, Piracema e Itaguara) evoluíram para a Onda Amarela

 

A Macrorregião Oeste região (Centro-Oeste) que inclui Itaúna e mais 53 município havia regredido para Onda Vermelha, a fase mais restritiva do programa no dia 2 de janeiro deste ano.

 

A Microregião de Itaúna (Itaúna, Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema) estava na Onda Vermelha desde outubro de 2020.

 

As novas determinações passam a vigorar a partir de segunda-feira 01/02, segundo divulgou o Secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral.

 

Itaúna antecipa reabertura

 

No vídeo comunicado, o Prefeito Neider Moreira, informa que decidiu antecipar a reabertura do comercio nesta sexta-feira 29/01, e pediu que a população e os comerciantes cumpram o rigoroso protocolo.

 

“Aqueles que não respeitarem as normas podem ter o alvará de funcionamento suspenso/ cassado além da possibilidade de ter que pagar uma multa” diz Neider

 

“O descumprimento dos protocolos do “Plano Minas Consciente” aplicáveis à “Onda Amarela”, sujeitará os infratores a aplicação das sanções legais (notificação, multa, suspensão / cassação de alvará de funcionamento), nos termos do inciso I, do artigo 13, combinado com os artigos 213, 220 e 227 da Lei Complementar nº 148/19 – Código de Vigilância em Saúde e das disposições da Lei nº 1.821/85 – Código de Posturas Municipais” cita o decreto.

 

Leia na íntegra:

 

JORNAL OFICIAL

DECRETO 7356-20 – onda amarela Minas Consciente COVID-19

 

 

Manifestantes pedem reabertura do comércio em Itaúna

 

Comerciantes fazem homenagem as vítimas da Covid e pedem reabertura do comercio – Foto reprodução

 

No incio de semana, na segunda dia 25/01, os comerciantes de Itaúna realizaram uma manifestação em homenagem as vítimas da Covid-19 em Itaúna. Vestindo roupa preta, e usando balões pretos, eles também fizeram um buzinaço por uma solução imediata referente a decisão pelo fechamento do comércio do município.

Todos devidamente seguindo os protocolos de segurança, álcool em gel, distanciamento e uso de máscara, promoveram uma grande corrente que abraçou a Praça Dr. Augusto Gonçalves em Itaúna. Posteriormente, se reuniram em frente a Igreja Matriz de Sant’Ana para uma grande oração do Pai Nosso em homenagem  às vítimas e familiares.

Os lojistas junto às entidades apresentaram todas as ações que foram desenvolvidas pela classe desde o início, além propor soluções para que o comércio volte a funcionar. Alguns pontos observados pela classe são:

A realização da campanha “Doar para Salvar” que arrecadou até o presente momento para o Hospital de Itaúna aproximadamente R$3 milhões, garantindo novos leitos, respiradores, monitores cardíacos, EPI’s e o pagamento da folha salarial e dos prestadores de serviços;

As empresas têm seguido rigorosamente os protocolos de segurança determinados pelas autoridades;

A CDL/ACE, junto com as empresas associados, têm investido constantemente em campanhas de conscientização da população.

 

 

Hospital e prefeitura de Itaúna confirmam 2ª morte nesta quinta

 

 

Após mudanças no Minas Consciente, comercio de Itaúna poderá reabrir

 

Manifestantes pedem reabertura do comércio em Itaúna