Como fica o funcionamento dos bancos e serviços no feriado

13/04/2022 | Itaúna

 

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes – Foto Santana FM

 

 

Nesta sexta-feira da Paixão, 15/04 alguns serviços em Itaúna sofrerão alteração no atendimento. A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN informa que não haverá atendimento nas agências bancárias nos feriados de Sexta-feira da Paixão, em 15 de abril, e Tiradentes, comemorado em 21 de abril. Por se tratar de feriados nacionais, não haverá expediente nas agências.

 

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).

 

“Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (R$ 25,7 bilhões em 2020), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, explica o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.

 

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no dia 15 poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil aos feriados, ou seja, no dia de 18 abril. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

 

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

 

Prefeitura de Itaúna

 

O Poder Executivo terá ponto facultativo para os funcionários públicos da administração direta e indireta, 14 de abril, quinta-feira santa. A decisão está regulamentada pelo Decreto nº 7.750, de 16 de março de 2022.

 

Os servidores lotados em outros órgãos, por força de convênios, ficam sujeitos aos horários e dias de trabalho estabelecidos pelas entidades conveniadas. Os contribuintes que possuírem débitos com a Administração Pública com vencimentos nas datas previstas, poderão, sem qualquer juros, realizar o pagamento respectivo no primeiro dia útil subsequente.

Serviços essenciais

 

A medida publicada na edição 1.975 do Jornal Oficial do Município, não se aplica aos serviços essenciais de urgência da saúde, abastecimento de água, das praças de esporte, do Terminal Rodoviário, da vigilância patrimonial, dos cemitérios e de algum outro setor, caso seja necessário, cujo expediente será normal. Caberá ao superior hierárquico de cada Secretaria Municipal e aos Diretores-gerais das autarquias determinarem os serviços essenciais de urgência na respectiva área de atuação.

Coleta de lixo

 

Por meio das redes sociais, o SAAE informou que  apenas na sexta-feira não haverá coleta de lixo.

 

 

 

Veja também