Simulado de emergência é realizado em barragem de mineração em Itatiaiuçu

13/07/2022 | Centro-Oeste

Em uma situação hipotética de emergência, as sirenes foram acionadas  – Foto Divulgação

 

 

A Defesa Civil Municipal de Itatiaiuçu e a Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa) realizaram um simulado externo de emergência com barragens de mineração.

 

A iniciativa envolveu as comunidades de Samambaia, Curtume, Quintas do Itatiaia, Pinheiros, Lagoa das Flores, Retiro Colonial, Capoeira de Dentro e Vieiras.

 

Em uma situação hipotética de emergência, as sirenes da ArcelorMittal, Mineração Usiminas e Minerita foram acionadas às 9h. O exercício consistia em ouvir e identificar o som do dispositivo de alerta, percorrer a rota de fuga de forma segura e chegar a um dos 36 pontos de encontro devidamente sinalizados.

 

O simulado durou cerca de duas horas entre o acionamento dos dispositivos de alerta e liberação dos participantes para o retorno às suas casas. Houve ainda cronometria do tempo de deslocamento dos moradores até a área segura e pesquisa para avaliação do treinamento.

 

Estiveram presentes, além da Defesa Civil, representantes das empresas associadas, da consultoria H & P, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Guarda Municipal e equipes de saúde. Cerca de 140 pessoas das comunidades participaram do exercício. A população foi orientada sobre os procedimentos durante reuniões preparatórias, nas quais foi concedida a palavra aos presentes para o esclarecimento de dúvidas.

 

O simulado externo faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Portanto, a execução da atividade cumpre legislação específica para o tema e tem como objetivo reforçar as práticas de segurança, além de estreitar o relacionamento com as comunidades e órgãos fiscalizadores. Sendo assim, a realização do exercício não foi por causa de qualquer alteração no nível de segurança das estruturas de disposição de rejeitos, que seguem monitoradas .

 

O presidente da Amisa, Gustavo Freitas, salientou a importância da união de esforços para a realização do treinamento.

 

“É fundamental trabalharmos sempre juntos. Agradecemos a todos, equipes das mineradoras, autoridades, representantes dos órgãos públicos, por todo o empenho e apoio para concretizarmos essa ação. Também agradecemos a participação das comunidades, reforçando a cultura da segurança na região da Serra Azul”, afirmou.

 

 

 

 

Veja também