Tapetes de Corpus Christi são confeccionados dentro da Matriz

11/06/2020 | Itaúna

 

Em razão da pandemia do Coronavírus neste ano de 2020, a artista Bel de Abreu e sua equipe em quantidade menor de participantes confeccionaram os Tapetes de Corpus Christi dentro do corredor da Igreja Matriz de Sant’ana, no Centro de Itaúna.

A Santana FM transmitiu a missa das 08h, celebrada por Padre Everaldo e Padre Douglas por meio do site www.santanafm.com.br/webplayer e pelo rádio também – em 96,9 FM

Tradição

A confecção do tapete em torno da praça da matriz é tradição de mais de 60 anos na paróquia.

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

 

Vídeo do início da carreata com o santíssimo:

www.facebook.com/watch/live/?v=3029236467202950&ref=watch_permalink

O que é comemorado em Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.

 

 

 

 

Veja também