
Imagem de arquivo de céu com nuvens em Itaúna – Foto Santana FM
A previsão do tempo indica que tempestades ainda podem ser registradas no início da semana no Centro-Oeste de Minas. Avisos foram emitidos pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Previsão do tempo
Nesta semana, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se desconfigurar. Com isso, a tendência é que entre a quinta (24) e a sexta-feira (25), as chuvas percam força e as temperaturas se elevem.
Entretanto, no início da semana, ainda há a possibilidade de temporais, que devem ser registrados em forma de pancadas de chuvas isoladas no período da tarde e da noite.
“Até sexta-feira, alguns municípios podem alcançar acumulados entre 80 e 150 milímetros”, informou a climatologista Alcione Wagner.
A previsão é que as temperaturas variem de 16°C a 32°C e que a umidade do ar fique entre 40% e 100%.
Temporais
Para esta segunda-feira (21), o Inmet emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas; o aviso está previsto para terminar às 10h de terça-feira (22).
Conforme o instituto, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros em uma única hora, ou então, 50 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 40 km/h e 60 km/h.
Há baixos riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O Simge também informou que há riscos de temporais na região. Segundo o órgão, a previsão é que possam ser causados vendaval, chuva moderada e granizo. O nível de severidade é 1.