NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 11 de maio de 2019

Foto Santana FM

A Mineração Usiminas,está realizando repotenciamento sonoro das nove sirenes de alerta nas regiões à jusante das barragens Central, Samambaia 0 e Somisa com o objetivo de zelar pela segurança de todos e seguindo o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), .

Para confirmar o alcance sonoro das estruturas, serão realizados testes nas sirenes no decorrer do mês de março, com acionamento da mensagem de voz, informando que se trata de um teste, e do sinal de alerta. Os testes são procedimentos de rotina e não será necessária nenhuma ação, nesse momento.

Nesta terça-feira, dia 12 de março, será realizado simulado interno de emergência em caso de rompimento de barragem, com participação dos colaboradores da MUSA. Já no dia 06 de abril, está previsto simulado externo com evacuação de comunidades, em parceria com as empresas da Associação das Mineradoras da Serra Azul (AMISA). Para o simulado externo, está marcada uma reunião com as comunidades de Curtume e Samambaia para o dia 21 de março, às 18h30, na Igreja do Curtume, quando serão repassadas informações de emergência e sobre o treinamento.

Segundo a empresa, todas as ações visam aumentar a segurança dos colaboradores e das comunidades que vivem próximas aos empreendimentos.