NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 20 de abril de 2021

O objetivo do trabalho, segundo a empresa, é pesquisar, entender o comportamento e conservar as espécie – Foto Divulgação Mineração Usiminas

 

 

A empresa Mineração Usiminas (Musa) está monitorando, desde outubro de 2020, os animais mamíferos, como a onça-parda, o lobo-guará e a jaguatirica, que vivem nas proximidades da empresa, no Distrito Povoado de Samambaia, Zona Rural de Itatiaiuçu.

O objetivo do trabalho, segundo a empresa, é pesquisar, entender o comportamento e conservar as espécies em seu habitat natural.

O monitoramento faz parte do Programa de Monitoramento da Fauna, desenvolvido pela Musa desde 2012, e será feito por colares de GPS colocados nos animais.

Segundo a analista de Meio Ambiente da empresa Cidiana Morais da Silva, os estudos para esse grupo específicos são primordiais para gerar informações ecológicas e comportamentais das espécies.

“Esses mamíferos são de extrema importância para a manutenção da biodiversidade de todo o meio em que vivem, uma vez que sua ausência pode acarretar uma série de impactos negativos ao nosso ecossistema”, declarou.

O monitoramento utilizará de metodologias que garantem o conforto e preservam a saúde dos animais e, além disso, haverá a participação também de biólogos e veterinários. Os colares serão removidos ao fim da pesquisa.