Vacinação contra Sarampo e Gripe começa na segunda em Itaúna

2/04/2022 | Itaúna

O sarampo e a influenza são doenças altamente contagiosas – Foto Agência Brasil

 

 

A mobilização contra Gripe e Sarampo acontecerá no período de 4 abril a 3 de junho em todas as unidades de saúde do município e será composta de duas fases para ambos imunizantes : a primeira de 4 de abril a 2 de maio e a segunda de 3 de maio a 3 de junho e o dia D ocorrerá no dia 30 de abril.

 

Na primeira fase de imunização contra influenza serão contemplados os profissionais de saúde e as pessoas acima de 60 anos. Já contra o sarampo, somente os profissionais de saúde serão imunizados nessa etapa.

 

Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), a segunda fase atingirá um maior número de pessoas, quais sejam: crianças (6 meses a menores de 5 anos); gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas portadoras de deficiência permanente, comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

 

De acordo com Ministério da Saúde a vacina contra influenza utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é produzida pelo Instituto Butantan e sua formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina, nesse ano, será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

 

O Brasil recebeu a certificação da eliminação do vírus causador do Sarampo em 2016, contudo em 2018 foram registrados casos da doença no país o que fez com que perdêssemos a tal certificação.

 

O sarampo e a influenza são doenças altamente contagiosas e que podem levar a óbito. “As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde considerando o custo-benefício”, comenta o secretário Municipal de saúde, Fernando Meira.

 

 

Veja também

  Mais um acidente na linha férrea foi registrado em Itaúna na noite desta...