NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 14 de junho de 2021

Imunização de gestantes com comorbiades é retomada no Centro-Oeste de Minas  – Foto Reprodução Internet

 

 

O cronograma de imunização das grávidas e puérperas com comorbidade foi retomado em Divinópolis, Pará de Minas, Itaúna, Formiga e Nova Serrana. A informação foi confirmada pelas Prefeituras nesta terça-feira (25). Os imunizantes usados serão os da Pfizer, com exceção de Formiga, que irá utilizar a vacina CoronaVac.

 

A imunização deste grupo estava suspensa desde o último dia 10, quando a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a interrupção imediata da aplicação da vacina da AstraZeneca/Fiocruz.

 

A Superintendência Regional de Saúde (SRS), com sede em Divinópolis, recebeu nesta segunda-feira (24), 26.090 doses da vacina contra a Covid-19, são 1.761 da CoronaVac e 24.329 da AstraZeneca. A distribuição corresponde ao 20º lote dos imunizantes distribuídos pelo Governo de Minas.

 

Nesta remessa também foram distribuídos as 64.350 doses de vacina Pfizer, destinadas a 47 municípios mineiros. As cidades atenderam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, em acordo com a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais, para armazenamento e manipulação do imunizante.

 

Cidades com cadastro para se vacinar

 

Itaúna

Em Itaúna, a Prefeitura informou que o município recebeu 1.170 doses da Pfizer. O imunizante é utilizado para vacinar pessoas com comorbidade acima de 18 anos, dentre elas, grávidas e puérperas.

 

As imunizações começaram nesta terça-feira (25) e seguem até quinta-feira (27). A imunização ocorre no anexo da Secretaria de Saúde.

 

Pará de Minas

Em Pará de Minas, a aplicação da vacina da Pfizer começou nesta terça-feira (25), com a imunização das gestantes e puérperas até 45 dias, com comorbidades. A aplicação é feita em salas de vacina nas unidades de saúde determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

A primeira remessa do imunizante da Pfizer, com 1.170 doses chegou ao município nesta segunda-feira (24). Além delas, na 20ª entrega de imunizantes pela Gerência Regional de Saúde, foram liberadas 640 doses da Coronavac para reforço.

 

Divinópolis

Em Divinópolis, o cadastro para gestantes e puérperas que tenham mais de 18 anos, para tomarem a vacina contra Covid-19, da marca Pfizer, foi reaberto na segunda-feira (24). De acordo com a Prefeitura, a vacinação será realizada nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26).

 

O cadastramento já está disponível no site da Prefeitura e ou no APP Divinópolis – Opção Vacinação Covid-19.

 

O município explicou ainda que a vacinação será no novo drive, Drive Bo Pastor, localizado na Rua Galdino Ferreira da Silva, nº30, no Bairro Bom Pastor, no final da rua Pitangui. O local é adequado e preparado para esse imunizante, que exige ser aplicado em ambiente com temperatura de no máximo 20 graus.

 

Para se vacinar é imprescindível que as grávidas estejam com laudo médico atestando a gravidez com comorbidade e, ainda, a indicação para tomar a vacina contra a Covid-19 ou laudo médico com recomendação para tomar a vacina.

 

As puérperas precisam estarem com o laudo médico comprovando a comorbidade com a indicação para tomar a vacina contra a Covid-19 e alta do hospital como comprovante do parto. Todas devem levar comprovante de endereço.

 

É fundamental que as pessoas observem atentamente o local e horário da vacinação e não esquecer os documentos como Carteira de Identidade e Carteira do SUS ou da unidade de saúde. É necessário que levem também o comprovante do dia e horário para a vacinação. Todos os laudos e cópias das receitas ficarão retidos para as devidas fiscalizações.

 

Nova Serrana

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Serrana, o município recebeu 1.170 doses da Pfizer, que serão utilizadas na imunização do público de 18 a 59 anos com comorbidades, entre eles, gestantes e puérperas.

 

A vacinação acontecerá exclusivamente para essas 1.600 doses, no PSF José Eustáquio (UBS Rita de Cássia), localizada a rua Professora Rosângela Duarte Nº 2.261 – Adalberto Amaral. (Próximo à rodoviária). A aplicação será na segunda (24/05) e terça (25/05), quarta (26/05) e sexta-feira (28/05).

 

O paciente agendado deverá comparecer para vacinação apresentando os seguintes documentos: Cópia da receita e/ou relatório médico, com o objetivo de comprovar a comorbidade (este documento ficará retido na unidade), Identidade, CPF, Comprovante de endereço, Cartão SUS e Cartão de vacina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itaúna confirma 8 mortes por Covid e se aproxima da marca de 200 óbitos