NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 20 de junho de 2021

Diretora do Setor de Trânsito, Cíntia Valadares – Imagem Reprodução

 

 

A primeira reunião da Comissão Especial de Transporte Coletivo foi realizada na tarde desta quarta-feira, 05/05, na Câmara de Itaúna. Estiveram presentes na reunião os membros da Comissão, vereadores Silvano Pinheiro, Aristides Ribeiro, Gustavo Dornas, Nesval Júnior e Edênia Alcântara, além da gerente de Trânsito, Cíntia Valadares, e os fiscais de trânsito Peri Tupinambás e Bruno Campos.

 

Durante a reunião foram discutidas diversas pautas, entre elas, o projeto de um terminal rodoviário de Itaúna, lotações dos ônibus, fiscalização dos coletivos, entre outros. Foi citado durante a reunião  somente em 2021, a ViaSul recebeu 12 multas do Setor de Trânsito, que falou ainda que os horários tem sido reajustados semanalmente na tentativa de atender as necessidades da população.

 

Questionada pelo vereador Aristides Ribeiro sobre a criação de um terminal rodoviário em Itaúna, a gerente respondeu explicando que a pandemia dificultou a execução de alguns projetos, mas que o projeto do terminal está sendo planejado:

 

 

Além disso, o vereador questionou sobre a adição de cobradores, pelo menos nos horários de pico do transporte público, para que facilitasse o trabalho dos motoristas e também evitasse a formação de filas nos ônibus, evitando a possível contaminação do novo Coronavírus. Ouça a fala do fiscal Peri Tupinambas:

 

 

Ainda sobre o horário de pico do transporte público, a gerente de trânsito afirmou que todos os ônibus estão sendo usados na cidade: 43 urbanos, 05 vans e 05 ônibus rurais:

 

 

O vereador Gustavo Dornas perguntou aos representantes da Prefeitura sobre a legislação dos ônibus, se existe alguma regra que permite, de fato, a circulação de pessoas em pé dentro dos ônibus e micro-ônibus. Cíntia respondeu relatando sobre o comitê da Covid-19, que dita as regras do transporte público nesse momento de pandemia, e Peri argumentou sobre a demanda dos ônibus no município:

 

 

O vereador perguntou também se o serviço melhorou em relação ao que estava, e a gerente respondeu que  está mais tranquilo:

 

 

Por fim, o fiscal Bruno Campos pediu o apoio da população na fiscalização dos ônibus:

 

A reunião está disponível no Canal da Câmara para a população assistir: