NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 24 de junho de 2021

 

Reunião desta  quarta-feira 19/05 – Foto  Divulgação/Câmara Municipal

 

 

Na reunião da Comissão do Transporte Público dessa semana, ocorrida nessa quarta-feira,19/05, os vereadores Silvano Gomes, Gustavo Dornas, Aristides Ribeiro (Tidinho) e Nesval Júnior se reuniram com representantes da ViaSul: advogado Dr. Jardel Carlos Araújo e com o gerente José Gomes de Souza, para tratarem sobre o funcionamento do transporte coletivo em Itaúna.

 

Durante a reunião foram tratados assuntos como a lotação dos ônibus, a construção de um terminal rodoviário, instalação de rastreadores nos ônibus, entre outros assuntos.

 

O vereador Tidinho foi o primeiro a questionar os representantes da Viasul, falando sobre a instalação de um terminal de embarque e desembarque na cidade. Em resposta, o advogado relatou que a empresa doou um estudo de mobilidade urbana, elaborado pelo Cefet-MG, para a Prefeitura, mas devido à pandemia o projeto não pôde ser implementado. Jardel informou ainda que cogitou-se a instalação de um terminal na Rua Zezé Lima, ou mesmo na Rua Capitão Vicente, atrás do prédio do Fórum, devido à transferência do Fórum para a nova sede, mas o local mais adequado para instalação do terminal de integração seria a Praça José Flávio de Carvalho.

 

Posteriormente, o vereador Gustavo Dornas questionou sobre o oferecimento de mais ônibus nos horários de pico, para evitar aglomerações e atender melhor a população. Além disso, ele também questionou sobre a instalação de rastreadores eletrônicos nos veículos e sobre as 12 autuações que a empresa tem ao longo da pandemia. Jardel respondeu que a empresa trabalha de forma integral nos horários de pico e, ainda, relatou sobre algumas dificuldades da empresa no mento de pandemia:

 

 

O vereador perguntou também sobre o local em que a recarga do cartão de passagem é feita, se seria possível um ponto de recarga na praça da Matriz, e o advogado respondeu que a empresa já está estudando um ponto na principal praça da cidade:

 

 

O vereador Silvano comentou sobre a necessidade de a própria população auxiliar os três fiscais da Prefeitura, informando a Administração sobre qualquer atraso ou outra irregularidade que venha a ocorrer na prestação do serviço do transporte coletivo. Além disso, ele questionou sobre a aglomeração nos pontos de ônibus durante os horários de pico, principalmente. Jardel respondeu que a rua Rua Silva Jardim é o principal local de aglomerações, e que a empresa está se empenhando para resolver o problema:

 

 

Por fim, o advogado da Viasul informou ainda que o sr. Peri Tupinambás, fiscal de concessão da Prefeitura, considerou a possibilidade de pedir à Administração Municipal que providencie a vacinação dos motoristas dos ônibus contra a Covid-19, para segurança dos mesmos. O vereador Nesval respondeu que entrará em contato o mais rápido possível com o secretário de saúde para que, quando for possível, os motoristas serem priorizados na campanha de vacinação.

 

O vereador Tidinho questionou sobre a criação de um “Reclame Aqui” nos locais onde é feita a recarga. O advogado respondeu que as reclamações podem ser feitas na ouvidoria do município: