Visitas aos cânions de Capitólio retornam a partir desta quarta-feira

30/03/2022 | Centro-Oeste

 

As visitas aos cânions de Capitólio, estão liberadas a partir desta quarta-feira (30). O acesso ao local será feito de forma controlada depois de quase três meses da tragédia que deixou dez pessoas mortas e 27 feridos, em 8 de janeiro, após o desprendimento de uma rocha.

 

Um decreto que oficializa recomendações de especialistas, que devem ser seguidas por embarcações e turistas, foi publicado na semana passada. O funcionamento do ponto turístico será das 9h às 16h, de segunda a sexta, e das 8h às 18h nos finais de semana e feriados, com a proibição total do uso de som mecânico de qualquer natureza e em qualquer volume.

 

No começo deste mês, a Polícia Civil concluiu as investigações sobre possíveis causas do ocorrido. O laudo apontou que uma sequência de eventos geológicos deu origem ao fenômeno e não identificou nenhum responsável.

 

De acordo com o decreto publicado pela prefeitura, a entrada de embarcações vai “respeitar limites de distanciamento dos paredões”, e, por isso, será controlada e com redução de fluxo.

 

Todos os passageiros que visitarem os cânions a partir da reabertura deverão assinar um “Termo de Anuência e Aceite”, com orientações sobre as novas regras e o uso de equipamentos de proteção individual. Em caso de chuvas ou verificação de deslocamento de rochas, todos os passeios poderão ser interrompidos, independentemente do ponto em que estiverem.

 

Por fim, ficou determinada a rotatividade de barcos ao longo do circuito, e há trechos em que eles não poderão mais ficar parados.

 

Por Hoje em Dia

Veja também