NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 20 de junho de 2021

dungeonsdragons

Quase um ano após um julgamento colocar em cheque os direitos de adaptação cinematográfica dos jogos de RPG “Dungeons & Dragons”, Warner Bros., Hasbro e Sweetpea Entertainment chegaram a um acordo que vai permitir a realização de um novo filme.

O filme produzido pela Warner Bros. será baseado em um roteiro de David Leslie Johnson (“Fúria de Titãs”), com produção de Roy Lee (“Uma Aventura Lego”, “Como Treinar o Seu Dragão”), com o envolvimento de executivos da fabricante de brinquedos Hasbro.

De acordo com o site da revista “The Hollywood Reporter”, o longa será ambientado no cenário dos Reinos Esquecidos (Forgottem Realms), popular no universo do RPG.

A disputa pelos direitos cinematográficos de “Dungeons & Dragons” é complicada e se arrasta há tempos. A Warner tentou adquirir os direitos há alguns anos, mas a Universal se deu melhor na compra.

No entanto, uma terceira produtora, a Sweetpea, já havia adquirido o direito de adaptação em 1994, de uma subsidiária da Hasbro, e chegou a produzir três longas da franquia –incluindo o fracasso de crítica e público “Dungeons & Dragons – A Aventura Começa Agora” (2000), além de dois filmes para a TV.

Após perder a disputa para a Universal, a Warner  adquiriu os direitos da Sweetpea, ao mesmo tempo em que a Hasbro colocou em disputa o contrato com a produtora, alegando que ela não havia seguido as condições previstas.

O caso chegou a ir a julgamento no ano passado, mas a juíza responsável preferiu esperar um acordo entre as partes em vez de pronunciar seu veredito prontamente.

Nesta segunda (3), após meses de negociações, as partes finalmente revelaram ter chegado a um acordo para dar fim ao processo e permitir que a Warner leve o projeto adiante. Não ficou claro se a Universal abriu mão dos direitos.

“Dungeons & Dragons” é um RPG de fantasia medieval criado por Gary Gygax e Dave Arneso e lançado nos Estados Unidos em 1974. O jogo é considerado o precursor dos RPGs modernos e foi lançado no Brasil pela Grow em 1992. O jogo também inspirou o popular desenho animado “Caverna do Dragão”, que estreou na TV Globo em 1986. Desde 1999 os direitos de “Dungeons & Dragons” pertencem à Hasbro.